Ninguém gasta muito tempo lendo sobre assuntos que não lhe entretenham ou interessem. Imagino que a maioria dos que lêem este blog tenham uma experiência semelhante. Afinal, afinidade é uma característica determinante na escolha por um veículo midiático. Televisão? Rádio? Internet? Jornal impresso ou revista? A convergência entre o que é prazeroso e o que é conveniente determina que mídias são consumidas, e quais têm que se reinventar para sobreviver.
Como diria minha mãe esta é uma geração de “interneteiros”. Para muitos da nossa sala, no curso de Jornalismo, “fazer” blog é uma experiência nova. Mas o blog não é. Ele surgiu há mais de 10 anos. E tem de todo jeito, pra todo gosto – pessoais, corporativos, sobre assuntos específicos. É o tal do user generated content (ou conteúdo gerado pelo consumidor, em bom português).
Uma qualidade importantíssima para um bom jornalista é faro. E “faro” é perceber o que “passou batido”, conseguir enxergar um padrão, antecipar uma necessidade através das dúvidas que surgem no público que se deseja atingir. Se o Google faz, porque eu não posso? E daí nessa de ficar fuçando na vida dos outros seguindo as pessoas no Twitter, percebi que alguns colegas estavam à deriva neste vasto oceano do blogger/wordpress/livejournal/etc.
Para quem está começando, uma ótima referência é o Online Journalism Blog. Lá estão disponíveis tutoriais, artigos e dicas bibliográficas. De mais interessante, há um texto que lista 12 idéias de como iniciar um blog. A lista completa você encontra aqui. Abaixo, um resumo dos pontos principais:
- Faça uma lista. Sério, listas são super populares na internet. “Uma boa dica para um post é fazer uma lista dos 10 melhores/mais visitados blogs na sua área” – o que também pode ser útil como pesquisa para descobrir quais são.
- Escreva um tutorial. Uma das buscas mais populares na internet começa com “Como fazer...”. “Tutoriais também atraem comentários que podem ajudar a construir seu conhecimento sobre o assunto”.
- Entreviste alguém. Entrevistas por email podem funcionar, mas uma gravação de vídeo ou áudio no site sempre atribui maior valor ao post. Se estiver procurando por conselhos, uma lista curta de dicas é uma boa idéia. Também dá para criar uma série de entrevistas com visões diferentes do mesmo tópico.
- Cubra um evento. Vá a um evento relevante, e escreva a respeito.
- Faça perguntas. Funciona melhor se você já tem um público cativo que costuma comentar ou se for por um excelente motivo. Ou crie uma enquete.
- Reflita sobre um assunto. “Pode ser algo que aconteceu a você nest semana, uma decisao ou escolha que você fez, um lead para uma matéria, ou qualquer outra coisa. Porque aconteceu? Quais foram as implicações? O que voce aprendeu? Deixe aberto para que outros possam contribuir com suas experiências ou insights”.
Convenhamos. O blog, como ferramenta de comunicação e mídia, tem um tempo e características particulares. Vale destacar a possibilidade de edição, o que significa que há espaço para experimentos e erros. Tem também uma etiqueta própria. Uma das maneiras mais eficientes de conseguir comentários é comentando. Acaba sendo um pouco como uma visita de comadres – se alguém te visita não custa nada retribuir o favor. É uma maneira de gerar tráfego. Mas, por favor, evite o SPAM. É óbvio e pega super mal.
Idéias originais são sempre bem-vindas, e o espaço é ilimitado. Mas cuidado para não se empolgar e deixar o texto cansativo. Seja engraçado, ou ao menos tenha estilo. Compartilhe sua visão do mundo. Ponha links. Dê crédito a quem é de direito.
Leia. Experimente. Pesquise e então ouse. Se errar, peça desculpas e siga em frente. Se tiver tempo, e se puder, aprenda HTML. E o que eu considero o mais importante: não leve tão a sério. É só um blog.
Fonte: Online Journalism Blog
Imagem: Logotipo do Blogger
Culpada: Rejoice Sunshine Strauss
:) Feito pra mim.
ResponderExcluirAdorei o blog
Bjss