Que jornalista você quer ser quando crescer?

Embora dez anos nos separem da 1ª edição do Tirania da Comunicação, de Ignacio Ramonet, o tema não poderia ser mais atual. Com previsões incisivamente corretas, como a consulta à mídia e conteúdo jornalístico através do correio eletrônico e dos telefones celulares, o livro traz uma crítica feroz ao imediatismo buscado pelos meios de comunicação, em especial a televisão, acusando-a de ser uma “mídia da simplicidade”.

Com a constatação de que “informar-se é cansativo", Ramonet incita a reflexão sobre o papel que cabe, não apenas aos futuros jornalistas, mas também ao espectador/receptor da informação.

Pela sua relevância (e seu peso na prova), os professores do módulo de História do Jornalismo marcaram uma discussão do livro para a próxima quarta-feira, 10 de junho, em sala de aula. Quem ainda não leu, ainda está em tempo. É possível fazer o download do livro aqui e aqui.


O debate é dirigido aos alunos da turma do 1º semestre, manhã 2, do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

A Tirania da Comunicação. RAMONET, Ignacio. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Sobre o autor: Ignacio Ramonet nasceu na Galícia, em 1943. É diretor, em Paris, do Le Monde Diplomatique. Especialista em geopolítica e estratégia internacional, é professor de Teoria da Comunicação na Universidade Denis Diderot de Paris. Ramonet é doutor em Semiologia e História da Cultura pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, onde foi aluno de Roland Barthes. É um dos fundadores da Attac e membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.
Fonte: Livraria Cultura

Culpada: Rejoice Sunshine Strauss

Nenhum comentário:

Postar um comentário