Editorial: O amanhã dos jornais (literalmente!)

Todos os dias, jornalistas do mundo inteiro dedicam cada minuto de suas vidas para escrever uma boa matéria. Perdem horas de sono, não se alimentam e não descansam a fim de escrever um bom texto, ora explicando os acontecimentos do dia, ora expondo opiniões para instigar a visão crítica dos leitores. Quando desligam o computador, achando que o dever do dia está cumprido, a cabeça continua pensando, escrevendo títulos, leads, crônicas, colunas, notícias (nossa, que bagunça!) no plano imaginário. Eles nunca têm o sentimento de dever cumprido. “A vida não é vida. É sempre texto. É sempre contexto. É sempre texto.” (João Pereira Coutinho, “Contra os Colunistas” - Folha de S.Paulo)

Entretanto, a necessidade doentia de escrever e partilhar informações persiste nos jornalistas. Eles sentem que a vida não faz sentido sem palavras, sem textos. Amam os jornais e o jornalismo com a ingenuidade própria dos verdadeiros amantes. E tem que amar mesmo, porque ser jornalista não é tarefa fácil. É necessário muito estudo, compenetração e amor à profissão. Muito amor sim, porque, se pararmos para pensar, jornalistas perdem horas de sono, não se alimentam e não descansam a fim de escrever um bom texto no jornal, para ser lido em um instante no café da manhã, para criar opiniões em pessoas anônimas, para fazer papel machê, para cobrir o assoalho em dia de pintura, ou ainda para forrar o banheiro do gato.

Seguem abaixo mais algumas dicas do que você pode fazer com o seu papel-jornal depois da leitura. Obrigada pela atenção, e encerro aqui o meu texto, indignada com o destino final dos textos jornalísticos e, mais indignada ainda, com a minha situação de estudante, afinal, apesar de saber de todas essas verdades, eu continuo estudando e amando o Jornalismo. Estudantes, focas e jornalistas propriamente ditos, continuem perdidamente apaixonados pelo jornal, pois, de uma forma ou de outra, o mundo precisa dele.

DECORE SUA CASA COM ARTESANATOS ECOLÓGICOS

ENTRE NA MODA COM BOLSAS ESTAMPADAS

UNA A TECNOLOGIA À RECICLAGEM

PROTEJA-SE DO SOL COM ESTA SOMBRINHA (só não vale chover)

EMBRULHE BANANAS VERDES (animador esse, né?)

Fontes:
Artesanato
Bolsa
Pen Drive
Guarda-chuva

Foto das frutas por:
Beatriz Ferrete

Culpada:
Beatriz Ferrete

3 comentários:

  1. Adorei o post Beatriz
    Me diverti e me indignei também! x)

    PS.: Sim, 'amadurecer' banana é o pior de todos! hauhaahahah

    ResponderExcluir
  2. pois é... eu adoro a linguagem, o jeito, o estilo. Só nao curto o que o jornal faz com o planeta.

    ResponderExcluir
  3. Beatriz ficou muito bom esse post.
    Adorei as fotos das bananas. Há, se vc. precisar tirar outra foto não vai dar porque eu já comi as suas modelos viu.
    BJ

    ResponderExcluir